Receba Novidades
Publicações Recentes
Please reload

6 aprendizados de empreendedorismo que obtive ao montar móveis

A alguns dias atrás resolvi comprar uns móveis novos para o escritório e como todo bom selfmade resolvi montá-los para distrair um pouco a cabeça. O problema foi que esses móveis vieram sem o manual de instruções, e foi então que começou o grande desafio.

 

Foi uma grande experiência de aprendizados e superação, que me deram alguns insights que compartilho com vocês sobre como enfrentar o inesperado no empreendedorismo.

 

1. Organize a informação

 

Para conseguir montar os móveis a primeira coisa que tive de fazer foi separar as peças de acordo com seu formato e tamanho, para entender quais peças tinha a minha disposição e ter uma noção inicial do que seria formado e por onde começar a montagem.

 

Empreender também é assim, você primeiro precisa organizar a informação disponível para o seu negócio. Quais os perfis de clientes você tem? Quais são os mais importantes? Qual investimento inicial serão necessários? Que produtos e serviços você conseguirá oferecer inicialmente?

 

Entenda que sem informação você será levado pelo acaso, e este poderá lhe levar para lugares não desejados. Mas não basta ter os dados necessários você precisa organizá-los para poder entende-los.

 

2. Algumas coisas não vão fazer sentido, e está tudo bem.

 

Após organizar as peças muita coisa fez sentido, mas existiam algumas peças que não consegui identificar suas funções, pois eram peças que nunca tinha visto.

 

Quando você empreender isso também acontecerá, não importa quanta experiência você tenha, ao organizar a informação você identificará algumas coisas que não vão fazer sentido pra você, informações que em um primeiro momento até parecerão inúteis. 

 

Não se desespere. Aceite que isso é normal e passe para o próximo passo.

 

3. Comece

 

Temos o costume de focarmos demais no problema e travarmos por causa disso. Como disse apesar de já ter entendido boa parte das peças que usaria para montar os móveis, ainda tinha algumas coisas que não fazia sentido. A melhor forma de resolver isso foi começar a montagem com base na informação que eu sabia estar certa.

 

Ao empreender você também passará por isso, pois, não importa o quanto você se prepare você nunca terá toda a informação necessária. Por isso é importante que você saiba o momento de começar com a informação que você possui.

 

Comece com o que tem, pois a medida que as coisas forem evoluindo as informações desconhecidas começarão a fazer sentido. Claro que haverão alguns erros no caminho, mas é melhor ir ajustando esses erros no caminho do que nunca começar a caminhar.

 

Assim como fui entendendo para que servia muitas das peças enquanto montava os móveis, você entenderá muitas coisas sobre os objetivos e metas do seu negócio na medida que for executando suas ações.

 

Para que você consiga fazer isso com mais eficiência é importante que você fique atento aos 3 próximos aprendizados.

 

4. Utilize suas experiências anteriores

 

A verdade é que mesmo que você não esteja executando exatamente a mesma coisa de antes, você provavelmente já passou por algo parecido em algum momento de sua vida. No meu caso, já havia montado e visto outros móveis em diversos lugares, e isso fez com que fosse possível identificar o lugar de cada coisa.

 

No empreendedorismo ocorre do mesmo jeito, pode ser que seu novo negócio não tenha nada a ver com seus negócios anteriores, ou até que seja o seu primeiro negócio, mas você já passou por experiências, seja em áreas comuns entre os negócios, seja experenciando como cliente, seja utilizando um produto substituto que até mesmo foi a fonte da sua ideia de negócio.

Por isso, aproveite suas experiências anteriores para errar mesmo e alcançar mais rápido o resultado desejado.

 

5. Busque apoio

 

Dizem que melhor do que aprender com os próprios erros é aprender com os erros dos outros. E isso é fundamental se você quer alcançar seus resultados mais rapidamente.

 

No meu caso apesar de estar aprendendo no processo de montagem, algumas peças e processos ainda não faziam sentido e para esses processos recorri ao nosso bom e velho Youtube.

 

Ao empreender você também passará por isso, e, ao identificar situações e atividades que você não saiba como fazer, busque o apoio de quem sabe. Isso fará com que você consiga ser muito mais eficiente e alcance o seu resultado de forma mais rápida.

 

Aliás, se for uma atividade de baixa relevância para você, terceirize para que outras pessoas executem e acompanhe somente os resultados.

 

6. As vezes o melhor é parar por um momento

 

Haverá momentos em que as coisas não vão andar, que por mais que você pense, busque apoio e experimente as coisas não sairão do lugar. Normalmente essa é a hora de parar.

 

No meu caso, ao montar os móveis existia um modelo diferente de parafuso que não conseguia identificar como funcionaria, e por mais que pensasse e pesquisasse, não achava a sua função. Decidi parar e descansar, e no outro dia ao acordar lembrei de um móvel que tinha aquele parafuso (experiência anterior) e a montagem ficou muito mais simples.

 

No empreendedorismo também é assim, haverá momentos em que por mais que você pense e busque uma solução ela não aparecerá para você. Nesse momento, recomendo que você pare um pouco e desligue desse problema. Desconecte-se do que lhe incomoda e vá fazer outras coisas. Você irá se espantar como a solução surgirá no meio desse “nada”.

 

O problema é que em meio a correria e pressão de um mundo que busca eficiência total muitas vezes nos esquecemos da importância do ócio criativo. Do desligar de algo para que nosso cérebro possa processar a informação sem os “chatos” critérios lógicos de nossa consciência.

Esses foram os aprendizados que relacionei entre a montagem de móveis e o empreendedorismo. Entenda que empreender sempre será um grande desafio, mas que com disciplina e vontade e possível se superar sempre.

 

Gostou desse artigo, curta e compartilhe com seus amigos.

 

Identificou alguma outra relação entre a montagem de móveis e o empreendedorismo?

 

Compartilhe conosco nos comentários. 

 

 

 

Please reload

Santa Mônica

Belo Horizonte - Minas Gerais

​​

Tel: (31) 9 8889-9682

contato@ygecon.com.br

entre EM CONTATO
Sinta-se a vontade para ligar ou mandar e-mail com perguntas
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

© 2018 YGECON Treinamentos & Gestão Empresarial. Todos os direitos reservados.