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Consciência estratégica: Mais que uma diferenciação, uma descoberta da essência do negócio

December 18, 2018

 

Em mundo onde o acesso a informação se tornou mais fácil e rápido, as empresas precisam conseguir se diferenciar de seus concorrentes.

 

Nessa busca pela diferenciação muitas organizações utilizam a teoria das vantagens competitivas de Michel Porter, que diz que uma empresa pode se diferenciar pelo preço, pela diferenciação, ou pela escolha de um nicho de mercado específico, para se diferenciar.

 

Essa teoria que mostra as empresas que, ao se apresentar ao mercado elas podem se posicionar como o lugar onde você vai encontrar o produto/serviço mais barato (Liderança de Custo); o lugar onde você encontra um produto/serviço único em algum sentido (Diferenciação); ou ainda, como um lugar onde você encontra o produto/serviço mais barato e/ou único para um público específico (Liderança de custo e/ou diferenciação em um nicho específico).

 

Por exemplo, se você possui um supermercado, esse supermercado pode se posicionar como o mercado que possui o preço mais barato (Liderança em custo), você também pode se posicionar como o único supermercado onde você encontra produtos de países da Europa e Ásia (diferenciação), ou ainda, pode se apresentar como um supermercado com o melhor preço e exclusivo de produtos veganos (custo e diferenciação em um nicho específico).

 

Essa definição é muito importante para o negócio, contudo, no mundo da geração dos millennials, que buscam realização e felicidade acima de tudo, isso não é suficiente.

 

Nessa nova realidade as empresas precisam focar em um aspecto muitas vezes negligenciado, as estratégias de diferenciação internas.

 

Mas o que seriam estratégias de diferenciação interna?

 

São estratégias que focam na identidade da organização, ou seja, naquilo que a faz única, não em comparação com os seus concorrentes, mas com base na sua essência.

 

E para conseguir alcançar essa consciência estratégica, ultrapassando a identificação da vantagem competitiva, para uma visão de proposta única de valor, deve-se construir o propósito, a missão e os valores do negócio.

 

O propósito está relacionado a essência da empresa, o que a faz única, qual o legado que a empresa quer deixar. Ou seja, é aquilo que move a empresa, independente do produto/serviço, da localização geográfica, das condições, o DNA da empresa fará ela sempre buscar isso. É o porquê da empresa existir.

 

 

A missão é a aplicação prática do propósito na realidade atual. “Com base nos produtos/serviços que tenho hoje, o que vou fazer para realizar o meu propósito?”. Aqui estamos falando sobre o que a empresa faz.

 

Já os valores, são os pilares ético/morais sobre os quais a organização construirá o seu propósito. São as atitudes, comportamentos e virtudes que a organização espera obter e busca expressar a todos os seus colaboradores, parceiros, clientes e afins. Está relacionado ao como a empresa trabalha.

 

Por exemplo, nós da Ygecon, trabalhamos hoje com a seguinte consciência estratégica:

 

Propósito: Fazer com que as empresas tomem melhores decisões e alcancem maiores resultados;

 

Missão: Simplificar o processo de tomada de decisões estratégicas empresariais;

 

Valores:

    Respeito ao Y

A vida é feita de tomadas de decisões, temos que ter sempre claro a visão que cada tomada de decisão pode mudar todo o rumo de sua vida

 

    Atitude positiva

Buscar sempre uma atitude positiva, visando achar as soluções e trazer mais harmonia nas relações interpessoais.

 

    Gratidão

Sempre gratos por todas as possibilidades que nos são oferecidas no dia a dia.

 

    Coerência

Cada decisão mostra um pouco de você. Sua palavra e suas ações devem sempre caminhar juntas.

 

    Visão em T

Conheça de muitas coisas para fazer as integrações, mas seja especialista em uma dessas coisas.

 

    Paixão

"Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida" – Confúcio.

 

Entenda que o mundo está mudando e, nesse novo mundo, entender a essência da organização é um dos pontos chaves para o sucesso.

 

Se você ainda não conhece a identidade do seu negócio lhe convido a responder as seguintes perguntas:

Qual o legado minha empresa quer deixar?

 

Como quero ser visto por meu cliente?

 

Como vou realizar esse legado com os produtos/serviços que entrego?

 

Quais comportamentos, atitudes e virtudes são fundamentais para o meu negócio?

 

Quais comportamentos, atitudes e virtudes espero de meus colaboradores?

 

Responda a essas questões e você terá as informações iniciais para a construção de sua consciência estratégica.

 

Não se esqueça de alinhar sua visão com seus colabores e clientes para visualizar a identidade real da sua empresa, e não aquela idealizada por você.

 

Finalmente, ao ter sua consciência estratégica, trace objetivos e metas que sejam coerentes com sua realidade.

 

Junte essa construção interna com a identificação de sua vantagem competitiva e seu negócio criará valor único ao invés de só concorrer com as empresas que trabalham com negócios semelhantes.

 

 

 

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